SEEBF/PI inicia Ciclo de Palestras sobre saúde mental no Escritório Cajuína do Banco do Brasil
Compartilhe :

10/01/2025 :» João Henrique Vieira :» Saude & Bem estar
(86) 3304-5907 | (86) 3085-3335 |(86)99482-5261
Compartilhe :
10/01/2025 :» João Henrique Vieira :» Saude & Bem estar
A saúde da categoria bancária é uma prioridade para o Sindicato dos Bancários do Piauí. Nesse sentido o SEEBF/PI iniciou nesta sexta-feira (10/01) O Ciclo de Palestras sobre saúde mental, dentro das agências bancárias, com o psicólogo Ricardo Cruz. As palestras fazem parte da Campanha Janeiro Branco, que chama atenção para os cuidados com a saúde mental. A primeira palestra foi realizada no Escritório Digital Cajuína do Banco do Brasil, em Teresina, com grande aceitação e participação dos bancários e bancárias da agência.
O vice-presidente do SEEBF/PI, Gilberto Soares, ressaltou a importância de levar para dentro das agências esse tema da saúde mental, por meio desse ciclo de palestras, e ajuda a alertar sobre a importância do autocuidado frente a um contexto de pressão por metas como ocorre no setor bancário.
“O Sindicato está fazendo essa ação em alusão ao Janeiro Branco levando o Dr. Ricardo Cruz, psicólogo que tem um convênio com o sindicato, e já trabalha com a gente há bastante tempo. Estamos levando essas palestras para dentro das unidades bancárias, começamos pelo Banco do Brasil e vamos levar para todos os bancos. Foi uma palestra importante e muito informativa. Nossa categoria sofre muito com a cobrança por metas, com adoecimento no ambiente de trabalho, e precisa dessa reflexão. Cuidar da saúde mental também é meta da categoria e o sindicato apoia e trabalha essa questão”, afirmou Gilberto Soares.
O psicólogo Ricardo Cruz destacou que o sindicato há muito tempo trabalha em prol da saúde da categoria visando uma qualidade de vida.
“Um dos objetivos é dar continuidade a uma série de ações que o sindicato vem fazendo durante muitos anos, desde palestras educativas, pesquisas, intervenções no local de trabalho, auxiliando a não só investir na saúde mental, mas que se aprenda e se tenha certa autonomia para lidar com as situações. Trazemos conteúdos e ações pensando nos bancários, porque muito mais do que uma palestra são ações de cuidado permanente. Esse trabalho do Sindicato em pensar a saúde mental, garante que vire pauta cotidiana no universo bancário, pensando não só em estabilizar as emoções, mas prevenir e promover a saúde mental e qualidade de vida”, disse Ricardo Cruz.
O diretor do SEEBF/PI, Antônio Machado, frisa que esse ciclo de palestras sobre a saúde mental é focado nas atividades bancárias e mostra a proximidade do sindicato com o associado.
“O Sindicato está preocupado com a situação dentro das unidades de trabalho. É uma situação que não é fácil, o bancário precisa compreender e entender que ele não pode e nem deve adoecer por conta de metas, ele precisa saber conviver com isso, e por sua vez a gente precisa fazer pressão nos bancos para que parem de usar mecanismos de assédio que provocam esse adoecimento mental. O Sindicato está junto dos bancários e bancárias com mais uma ação importante para a categoria”, concluiu Machado.
Fonte João Henrique Vieira (SEEB/PI) tags:» SEEBF/PI; Contraf-CUT; Janeiro Branco; Saúde Mental; Ciclo de Palestras
Compartilhe :